TAG: Frases de Mãe [Original]

Venha conferir a TAG mais famosa do dia das Mães

Leia mais

Diário de um Cardiopata

Venha conferir alguns capítulos do meu primeiro livro.

Leia mais

Boas Compras

Compre livros e ajude o blog a crescer.

Leia mais

18 julho 2016

Vamos conversar? Como devemos fazer uma resenha.

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês? Comigo como sempre Tudo ótimo.
Trago para vocês um novo quadro, onde conversaremos sobre assuntos em geral, podendo ser questionamento ou outras coisas relacionadas com o mundo literário. Recentemente postei uma imagem lá no INSTAGRAM "caso não siga, segue lá" pedindo algumas perguntas, pois eu iria criar um novo quadro aqui no blog respondendo cada um de vocês... Mas logo de primeira me surgiu essa pergunta.


Ao ler o que a Garota do 330 me perguntou, fiquei pensando no que iria responder e foi nesse momento que me surgiu a ideia de criar esse quadro, onde abordaremos alguns assuntos que os blogueiros iniciantes não sabem, mas gostariam de saber sobre como em geral devem se comportar em suas postagens. Se possível eu gostaria que vocês me ajudassem a fazer esse quadro, comentando mais sobre o assunto que estaremos abordando e claro indicando ou me perguntando curiosidades que vocês têm.

Na postagem de hoje iremos falar sobre de Como devemos fazer uma resenha! Espero que gostem.

Primeiramente respondendo a pergunta dela! O que acho fundamental em uma resenha é a Sinceridade e a Transparência. A resenha pode até ser curta ou detalhada, mas se não tiver esses dois requisitos "em minha opinião" isso não é resenha.

Nesse um ano quase dois que estou na blogosfera, vi várias pessoas não sendo sinceras e olha que se pode notar logo de primeira na postagem ou na imagem da pessoa que está escrevendo. No inicio eu não sabia nada de como era ou como fazia uma resenha, mas com a ajudinha de algumas amizades que fiz, fui aprendendo aos poucos que essas duas opções são as fundamentais.

Mas além desses fatores também temos a  parceria tanto com autor (a) quanto com editora, muitos pensam que é só procurar parceria, fechá-la, ler o livro, resenhar e pronto. Está muito enganado (a), pois ao procurarmos obras para ler, estamos nos oferecendo para sermos um meio de comunicação tanto do (a) autor (a) quanto da editora, eles contam com nossa divulgação, pode ser por meio de imagem, escrita ou vídeo, mas é necessário estar mostrando volte e meia a obra daquela pessoa.

"Ah Marcio isso não é necessário, pois é apenas um livro."

Agora me responda você! Se você fosse um (a) autor (a) o que iria querer? Ser conhecido, ser lido ou ser esquecido, dando a impressão que sua obra não existe... É assim que os autores se sentem, por isso estamos aqui para poder ajudar. Pode ser uma coisa simples que custa um bocado de seu tempo, mas uma mãozinha irá fazer toda diferença e você verá que seus dias irão ficar muito mais felizes.

Ainda falando no fator parceria e relembrando o fator sinceridade, volto a relembrá-los que além de sermos transparentes, também temos que ser leias. Não com autores/editoras e sim com os leitores. Ao entrarmos em uma postagem/resenha, queremos ver ali a opinião daquele (a) blogueiro (a), sobre determinado assunto/livro.

Nunca devemos ficar do lado do autor (a), pois assim você não estará sendo verdadeiro com seus leitores, caso essa pessoa não aceitar sua opinião lhe aconselho a encerrar essa parceria por que autor que é autor aceita de boa a crítica seja ela positiva ou negativa.

Sendo apenas positivo você corre o risco de não ser lido e perder um (a) leitor (a) que nunca mais voltará para seu blog, ainda falando de crítica podemos dizer de como devemos fazer uma resenha, lembrando que é minha opinião, muitos tem várias formas de apresentar o livro e eu tenho essa forma que irei passar para vocês... Nessa minha jornada aprendi que devemos passar o máximo possível do que entendemos da obra e para isso ocorrer irei citar duas sugestões: uma é resumir ou contar um trecho da história, mas SEM passar aquele devido SPOILER ou sem LARGAR as melhores partes da história.

Além do mais e o mais importante que não pode faltar é a sua opinião, seja ela curta, positiva ou não, caso não saiba todo leitor ao entrar em uma postagem, procura de primeira a opinião daquela pessoa e essa parte irá definir se a postagem será lida por completo ou não.

Levem em consideração que não importa se a postagem é grande ou pequena, mas tendo conteúdo e sendo atraente irá fazer muita diferença! Então usem e abusem de belas imagens nas postagens, mas cuidem na hora de editarem elas, pois muita edição poderá estragar sua postagem e padronizem suas imagens do mesmo tamanho para que o conteúdo fique bem atraente... Em geral existem muitos fatores que devemos abordar, mas em base devemos ter isso tudo que falei em mente.





Então é isso pessoal! O que acharam do que conversei aqui com vocês? Não se esqueçam de deixar sua opinião aqui nos comentários e se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no "Twitter" "Pinterest" "Instagram" e me adicionar no Skoob.

No mais é isso, muito obrigado pela e até a próxima. Tchaau

4 comentários:

  1. Pergunta respondida com êxito!
    Fiz um ano de blog e ainda sinto que as minhas resenhas de livro são meio fracas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui responder essa sua dúvida Vaneza! Espero que tenha gostado dessa postagem.

      Excluir
  2. Olá! Tenho 1 ano e meio de blog e sempre tem uma dica ou outra que a gente pega pra melhorar nossas postagens. Concordo com quase tudo que vc falou. Eu também divido as minhas resenhas em duas partes: resumo do livro e minha opinião. Vejo resenhas que só tem a sinopse e a opinião e não gosto muito porque acho que a resenha não é só a opinião, tem que mostrar do que se trata o livro, mostrar o conteúdo. Se não vc fica perdido, sem saber sobre o quê o livro fala. Acho fundamental também evitar cometer erros gramaticais. Tudo bem que nossa língua é cheia de regrinhas e tudo, mas vejo erros muito grotescos, sabe.. Acho que quando vc quer ser blogueiro literário, tem a obrigação de escrever o máximo certo possível! (Na verdade, acho que todo mundo tem a obrigação de escrever certo, mas em alguns casos a gente releva..). Eu cometo alguns erros, sim. Afinal sou humana. Mas tem alguns qie só Jesus na causa! Kkkkk
    Agora, EU particularmente não gosto de resenha muito cheia de imagens, gifs, purpurinas etc. Fica visualmente cansativo, fica cheio. Vejo blogueiros que parecem que tentam colocar uma imagem pra cada personagem do livro. E isso pra mim é chato porque quando vc lê vc tem que imaginar os personagens do seu jeito. E não associar a algum ator famoso e tal.
    Por último (ufa!): adorei esse quadro! Parabéns e mal posso esperar pra ver os que virão!
    Beijos
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalie! Primeiramente é mesmo, existem muitas dicas boas.
      Sobre as imagens acho legal colocá-las, mas do livro e não de personagens, pois como você disse estragaria a resenha e quanto a gramática: concordo plenamente com você e esqueci de comentar na postagem. E por fim, muito obrigado e que bom que você gostou.

      Excluir

©Um baixinho nos Livros - 2017. Todos os direitos reservados. - Criado por: Marcio Silva. - Tecnologia do Blogger. imagem-logo