Resenha #18: Surpreendente!

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo.
Como vocês podem/puderam ver aí no título dessa postagem, hoje vim falar do livro Surpreendente! do autor Maurício Gomyde, que recebi de parceria com o autor e o mesmo foi lançado pela editora Intrínseca.

Surpreendente!
Livro recebido de parceria com o autor.
Autor: Maurício Gomyde
Págs: 272
Gênero: Literatura Brasileira, Romance
Formato: 16 X 23
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2015
Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.

O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Se você pensa que esse livro é mais um romance bobo que enjoa qualquer um assim que inicia a leitura, está muito enganado (a), pois esse livro é uma bela base de nossa vida real e nele pudemos perceber o quão chocante e impactante somos.


Nesse livro somos apresentados a Pedro, um garoto de 25 anos que vivia cada dia como se fosse o último! Diagnosticado quando criança com uma cegueira degradante que ia consumindo sua visão aos poucos até ele não enxergar mais nada em sua frente, ele esperava o dia em que a plena escuridão o consumisse, mas um milagre aconteceu e aquela cegueira havia parado de progredir, ele vivia feliz com o tanto de visão que  lhe restava, tinha sonhos de ser um grande cineasta e ter em suas mãos o tão reconhecido troféu Cacau de Ouro.

Toda semana ele fazia uma sessão de cinema no porrão da lanchonete de Dona Rebeca, que era considerado como a última sessão em toda cidade, ele passava sempre filmes que antes não eram vistos e ao final fazia um debate! Mas sempre tinham bem poucas pessoas e nenhuma queria falar, ele vê que tudo aquilo está sendo em vão e não quer desistir.

"A vida é uma só e não temos tempo a perder."

Seu pai Marco tinha um restaurante e sempre pedia uma forcinha para Pedro, que aceitava de prontidão a servir os clientes! Até naquele dia em que quando estavam finalizando o turno, acontece uma briga e ele entra na discussão. Pedro acaba recebendo um soco no rosto que o deixa no chão e faz com que ele não enxerga-se direito com os óculos que ele estava no momento, mas ele não deu importância.

Além disso, ele também era atendente em uma locadora de filmes, onde que ele indicava alguns filmes para os clientes e às vezes empurrava uns filmes que ninguém gostaria de saber do que era, inventava promoções e se a pessoa voltava, fazia alguns interrogatórios para ver o que achou! Até que em um dia ele viu que um cliente ia roubar a locadora e de prontidão inventou uma promoção só para evitar aquilo, mas a pessoa demorou para retornar e quando voltou acabou o fazendo de refém e com um golpe, fez com que Pedro para-se no hospital.

- Nossa vida é feita de um momento de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?

Em outra sessão de cinema que ele fez, acabou conhecendo uma garota que estava na primeira que citei acima pra vocês, mas essa estava entrando e saindo da sala! Pedro acabou se apaixonando por ela, aos poucos foi a conhecendo e fazendo com que ela também tive-se o mesmo sentimento por ele.

Pedro era amigo de Fit que o apoiava em tudo que ele fazia e era mais que um confidente! Já em sua casa Pedro vivia o fato de seus pais não se darem bem, por causa dos desencontros da vida e eles não tinha mais o amor que um dia os uniu.

"Quando a Crueldade se converte em Caridade... De dentro da cruel realidade da vida muitas vezes brota o sentimento mais puro do ser humano: a caridade por aqueles a quem não são oferecidas as grandes e melhores chances."

Voltando a questão do hospital! O médico recomendou que ele fise-se vários exames e vê se não aconteceu nada, mas a pior notícia veio fazendo com que seu mundo vira-se de ponta cabeça e seus planos por água abaixo. Se afastou de tudo e de todos, se isolou em sua casa e fez de seu escritório o mundo que ele tanto queria, mas Fit vendo que o seu amigo não o retornava, ordenou que ele o atende-se. Perguntou por que Pedro estava daquele jeito, o mesmo disse que estava daquele modo, pois ele sabia que ele não conseguiria o tão esperado Cacau de Ouro e que sua vida não se resumia a nada.

Fit o animando diz que era pra ele criar um roteiro que eles iriam sair para filmar esse filme, mesmo ele querendo ou não! Pedro não vê outra a não ser aceitar a proposta do amigo e combinou que iriam sair por aí, sem roteiro e Fit teria que fazer tudo que ele disse-se sem reclamar. No dia e na hora combinada Pedro esperou Fit na esquina e se surpreendeu com o amigo num carro e logo em seguida se aproximou uma moto onde estavam Cristal e Mayla, que trabalhavam para Dona Rebeca.

E lá foram os quatro com câmeras na mão e uma ideia na cabeça, filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro! Essa viagem digamos que seria maluca, pois tudo que faziam estava sendo gravado... Seu destino era a casa de sua avó e tudo sairia do momento.

"A fração de segundo em que a Covardia se reveste de Confiança. Covardia: quem nunca foi arrebatado por ela? Coragem para se jogar no penhasco das incertezas e decidir que o amanhã não virá mais, quantos têm? Você pode acabar tomado pelo desejo súbito de subverter a lógica natural da vida e abreviá-la, mas se tiver amigos isso nunca acontecerá. Porque serão exatamente eles os que irão puxá-lo da beira do abismo..."

Pedro sempre carrega consigo um amuleto "que é um olho turco" dado pela sua avó, que ao lhe presentear disse que teria um segredo para revelar quando fosse o momento e ele saberia a hora certa de ser revelado.






Nessa história somos apresentados a diversos sentimentos, dor, desespero, angústia e entre outros! Hoje em dia nossos autores estão se superando cada vez mais, pois estão valorizando cada vez mais nosso território, o Maurício pelo que pude perceber é a prova viva que nossa literatura não se apagou, ele detalha tão bem o estado de São Paulo, que mesmo não morando nele, posso sentir no peito o quanto lindo é esse nosso país.

Novamente não tenho palavras para descrever o quanto gostei dessa história, pude sentir todas as sensações nessa leitura, felicidade, angústia e às vezes tristeza! Sinceramente eu sei o que é sofrer, por algumas coisas que só quem passa sabe e que não quer que ninguém sinta o que sentiu.

Como vocês puderam ver nas imagens a cima o livro é muito bonito, por incrível que pareça não achei nenhum erro de escrita, a Intrínseca soube muito bem não deixar passar nenhum errinho, já a escrita do autor é maravilhosa, você entra na história rapidamente e se identifica e muito com a mesma.

Posso lhes dizer que essa foi a hora certa de ler esse livro, dele levarei muitas lições para a minha vida inteira! Vocês pensam "Não vai criticar?", mas quem sou eu para fazer isso? Não sou um crítico literário, só estou aqui para passar minhas impressões para vocês e é o que importa, estou aqui para dizer meus pensamentos, vocês aceitam se querem e se lerem por minha indicação ficarei muito feliz.



Então é isso pessoal! Acho que seria isso o que tenho para dizer pra vocês, espero que tenham gostado dessa resenha e como sempre não deixem de comentar aí em baixo, se for a sua primeira vez aqui no blog: não deixe de seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no Twitter e me adicionar no Skoob.

No mais é isso! Muito obrigado pela sua atenção e até a próxima. Tchaau.
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oieee. esse livro de fato deve ser lindo! Lutar pelos nossos sonhos e correr atrás deles é mágico, com certeza.
    Quero ler este livro do Mauricio, acho a escrita dele divina.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá :) É a primeira resenha que leio sobre esse livro, gostei muito do enredo, o drama do personagem deve ser tocante e envolvente. Ainda não tive oportunidade de ler, mas, espero que o personagem realize o seu sonho/filme. *-* :) Abraço! :)
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby! Que bom saber e é muito envolvente, espero que você goste assim que ler.

      Excluir
  3. Primeira resenha do livro acredita, eu não tinha lido nenhum até agora, só a sinopse e essa capa incrível.
    Parece valer muito a pena ler.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber! Espero que curta bastante assim que ler.

      Excluir
  4. Eu já li um livro do autor (Ainda não te disse nada) e fiquei apaixonada pela escrita dele, virei fã, mas infelizmente ainda não consegui ler nenhum dos outros livros dele, quero muito ler Surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a oportunidade de ser parceiro dele e enfim ler esse livro! Espero que um dia você consiga ler.

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita do Maurício e gostei muito da premissa de Surpreendente!
    Espero em breve realizar essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara! Sim e você? Que bom que tenha gostado, espero que quando ler que goste muito da leitura. Bjs

      Excluir
  6. Olá!
    Eu nunca li nenhum livro do autor, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dele.
    Pela sua resenha, Surpreendente pode ser uma ótima pedida, então vou começar por esse.
    Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que quando você ler que gosto e assim que ler me retorna dizendo o que achou. Bjs

      Excluir
  7. Oie!!
    Não conhecia nenhum livro do autor, mas a premissa me chamou muito a atenção.
    O Fato de ele se superar e correr atrás do seu sonho é fantástico.
    E como o livro mexe com nossos sentimentos, só me faz querer conhecer essa história para ontem. rsrs
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Que bom saber, espero que goste e me diga o que achou. Bjs

      Excluir
  8. Olá, Márcio!!!
    Eu estava ansiosa pra ler essa resenha aqui no seu blog. Já achava a capa desse livro maravilhosa, agora já sei o que pedir no amigo secreto esse natal.
    Beijão.
    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia! Que legal, fico muito feliz que estava esperando essa resenha.
      ;) Espero que goste. Bjs

      Excluir
  9. Muito bonita a sua resenha, há tempos estava com vontade conferir as obras do Maurício Gomyde, começo a achar que Surpreendente seria um bom começo.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigado e que bom que você gostou... Eu também não tinha lido nenhuma obra do autor e comecei por essa, você irá gostar.

      Excluir
  10. Oi!
    Gostei da sua resenha, Marcio. Eu tenho enorme curiosidade em ler esse livro, pois o próprio autor disse ser o seu melhor. Eu nada sabia sobre o enredo além da sinopse, no entanto. A sua é a primeira resenha que leio. Gostei demais! Não esperava tamanha carga de sentimentos – e quanta ousadia desses personagens querer fazer a melhor produção cinematográfica brasileira (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine! Que bom saber e é mesmo. (rs) Bjs

      Excluir