Resenha #46: Pokémon Extreme

E aí meus baixinhos queridos! Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo.
Janeiro vem com tudo e com isso! Novidades... Por acaso alguém aí percebeu que no dia primeiro (01) "desse mês" saiu uma resenha aqui no blog? Não? Então venha CONFERIR.

Essa resenha citada a cima era para ter saído no ano passado, mais especifico em dezembro de 2016. Com a correria do final de ano, acabou que tive que deixar para lançar a mesma esse mês e não demorou muito conclui mais uma leitura que trago a resenha agora para vocês! Que tal Pokémon Extreme?

Pokémon Extreme
Livro recebido de parceria com a editora
Autor: Eduardo Faria, ou melhor, Venon Extreme
Págs: 208
Gênero: Infanto-juvenil
Formato: 14 X 21
Editora: Sextante
Lançamento: Novembro/2016
Sinopse: Enquanto Venom espera seus amigos chegarem ao parque para jogar Pokémon Go, ele avista um Pokémon raro, que na verdade nunca esteve no jogo, e sai em sua perseguição.
De repente, um Pokéstop esquisito, todo colorido, surge na tela do seu celular.
Os acontecimentos estranhos continuam até que ele se vê no Mundo de Dentro, e o que era virtual passa a ser real.
Agora, ele vai precisar jogar de verdade e disputar batalhas perigosas para se defender, ajudar seus novos amigos Kira e Sato a recuperar o poder de seu ginásio e resgatar o Professor Oliveira, o único que pode auxiliar Venom a encontrar o caminho de volta. Porém nada mais é tão simples quanto apertar um botão...

Quem aqui gosta de uma fantasia bem escrita para crianças? Venom "o autor" é um vlogueiro gemar que se diverte no mundo dos jogos para o público infantil, mostrando como é divertido se distrair, ou melhor, brincar sozinho, criando uma história baseada no jogo que vira lizou no ano de 2016, colocando ele mesmo como protagonista! Eu falo de Pokémon GO, espero que gostem do que irei falar e que a aventura comece.

Venom tem muitos amigos e a maioria mora em outros estados do Brasil. Sempre que possível se reúnem para jogarem Pokémon GO e assim cassar vários Pokémons. Não aguentado de tanto esperar, Venom resolve abrir o jogo e ver se tem algum Pokémon ali por perto.

Até que se depara com um Pokémon nunca antes visto "no jogo". Resolve então ir de atrás, acaba por várias vezes perder aquele ser que o guiou para um local abandonado. Nesse lugar ele se depara com um Pokéstop diferente dos outros que ao girar gerou uma luz branca ofuscando fazendo o celular esquentar bastante, depois disso ele acabou ficando desacordado.

Ao despertar se depara com um ser esquisito que repetia sempre a mesma coisa e tempos depois descobre/percebe que estava dentro do seu próprio jogo. Conhece Sato e Kira os líderes de um dos ginásios do time Instinct do nível 6 que junto com ele lutaram contra um trio de trapaceiros que usavam os pássaros lendários para vencer e tomar o ginásio com exatidão dos irmãos.

O que vocês não sabem é que Sato e Kira têm um tio e o mesmo é um professor que instalou seu laboratório naquele local para se aprofundar cada vez mais em seus estudos. Quando iam sair "Sato, Kira e Venom" acabam sendo interceptados e feitos como refém, mas conseguem escapar indo de atrás de ajuda. Já o professor não teve tanta sorte e teve que ficar realizando os feitos daquele trio.

Não demora muito e Sato, Kira e Venom descobrem o porquê tudo aquilo está acontecendo, correm contra o tempo para impedir os planos daquele trio elaborando assim um plano para destruir o que o outro queria e assim descobrir uma forma de Venom retornar para seu mundo.


Sabem aquela história que os pais contam para o filho dormir ou quem sabe se acalmar? É bem assim que Venom retrata em sua obra. Em uma linguagem bem escrita para crianças, o gemar que é conhecido no youtube por seus jogos de Pokémon no Minecraft, fala de uma forma interativa com seu público que não tem criança que não se identifica "Eu não sou criança, mas adorei a história".

Narrada em terceira pessoa do singular, Venom "o autor" descreve cada cena/personagem com exatidão, falando dos acontecimentos de uma forma que o público infantil adore. A obra é muito bem escrita, cada início de capítulo tem o desenho de uma Pokebola, além de estar escrito a palavra CAPÍTULO "e o número" e claro o nome do mesmo bem destacado.

A primeira letra de cada início de capítulo é bem destacada, temos conversas de mensagens destacadas em quadros em escala de cinza. Os demais parágrafos têm um recuo, ou melhor, um espaçamento na primeira linha.


Nas divisões de cena temos o desenho de três (3) Pokebolas uma do lado da outra desenhado e já a arte do livro em si é muito bonita, as orelhas são amarelas, a contracapa é toda preta destacando o título e o nome do autor e já a capa é o que mais chama atenção, nela temos uma ilustração muito bonita dos três personagens com seus Pokémons, além de ter a imagem "ao fundo" de um Pokémon lendário.

O nome do livro está em relevo nas letras garrafais amarela com borda vermelha e o nome do autor também está em relevo com letras garrafais branca com borda vermelha. Em geral a capa inteira é colorida e esse livro traz de uma forma repaginada o tão famoso jogo que é uma febre do momento.

Confesso que foi difícil avaliar essa obra, pois o que vem a cabeça é o jogo e não a ficção criada. Mas pensando bem, isso tudo merece a nota que dei. Mega recomendo para você presentear o seu filho/afilhado/neto/sobrinho/primo/enfim com esse livro, essa pessoa irá adorar.

Já li várias obras da Editora Arqueiro, mas esse é o primeiro livro da Sextante que leio, cuja, parabenizo por mais essa obra e quanto o autor! Sinta-se lisonjeado por eu ter falado tão bem de sua obra que está muito bem escrita.

Eduardo Faria
Mais conhecido como Venom Extreme, é gamer e youtuber. Seu canal tem quase 6 milhões de inscritos, com cerca de 1 bilhão de visualizações. Venom grava e publica vídeos diários para os fãs de games, principalmente Minecraft, e foi um dos pioneiros desse tipo de atividade no Brasil, tendo começado em maio de 2011. Dois meses depois, largou seu emprego formal e hoje trabalha apenas jogando on-line. Mora em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, com a esposa.




Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa resenha, comentem aí em baixo o que acharam e se for a sua primeira vez aqui no blog, lhe convido a seguir, se inscrever no canal, curtir a página do blog lá no Facebook, me seguir no "Twitter" "Pinterest" "Instagram" "Amino" "Snapchat" e me adicionem no "Skoob" "Goodreads".

No mais é isso, muito obrigado pela sua atenção e até a próxima. Tchaau
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Hey, Márcio!

    Eu não sou fã desse tipo de livros, então vou deixar a dica passar desta vez, ok?
    Mas fico feliz em ver que você aproveitou a leitura! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Sem problemas e fico feliz que comentou em minha postagem. Bjs

      Excluir
  2. Oi Marcio,
    Não sou muito fã de Pokemon, mas a obra parece muito interessante e como você mesmo disse, perfeita para presentear uma criança!!
    Acho que o autor acertou em cheio em criar uma história com um jogo bem popular e algo de qualidade, assim podendo atrair ainda mais leitores para esse mundo maravilhoso!!
    Beijos
    http://www.pequenosvicios.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Lhe compreendo e que bom saber do seu ponto de vista. Bjs

      Excluir
  3. Oi Marcio. Apesar de eu gostar muito de Pokémon, e eu realmente gosto, esse tipo de livro não é algo que me atrai como leitora, mas ainda assim, foi muito bom conhecer o seu ponto de vista. Gostei muito!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Que bom saber que gostou da minha forma de resenhar, volte sempre.

      Excluir
  4. Oie
    eu nunca assisti ao desenho, joguei ou curti, então não é meu estilo de leitura mas sua resenha ficou boa e os fãs vão pirar no livro

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina! Que bom saber que gostou da minha resenha. Bjs

      Excluir
  5. olá,Márcio... apesar de ter assistido pokémon quando criança não me animei pra fazer essa leitura... não me dou bem com livros de youtuberes, de todos que li não curti nenhum..
    apesar de ser voltado para o público infantil, não me vejo dando um livro do tipo ao meu sobrinho... mas tem quem aprecie,ne?

    bjs^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Lhe compreendo e sim tem quem aprecie. Bjs

      Excluir
  6. Oi Marcio,
    Não é o meu tipo favorito de leitura e eu também nunca fui muito fã de Pokemon. Mas achei interessante a forma como o autor usou o jogo para desenvolver a história!
    Até mais ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamires! Que bom saber que você curtiu a forma como o autor fez a história.
      E até.

      Excluir
  7. Olá Marcio! Não sou criança, mas adoro uma história com esse tom rsrs... E como adoro Pokemon Go, acho que preciso dar uma oportunidade para esse livro :)

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Quando se trata de uma coisa que pertenceu a nossa infância quem não vira criança né? hehe
      Boa leitura.

      Excluir